A redação é uma das matérias mais importantes da escola e muitos alunos não se preocupam com ela. Mas, você sabe exatamente o que estudar para uma redação de qualidade?
Se você está preocupado, saiba que nem tudo está perdido, pois hoje montamos um conteúdo especial para você, te ensinando sobre o que estudar para uma redação.
Antes de tudo, vale também uma observação, pois estas dicas servem tanto para você, estudante, que deseja melhorar sua comunicação escrita, quanto realizar provas e exames, como no caso do ENEM.
Interpretação de texto
O primeiro item do que se deve estudar para uma redação é interpretação de texto. Este tema pode parecer complexo, mas aos poucos você vai conseguir reter o que precisa para escrever mais e melhor.
A interpretação de texto envolve muitas coisas como os diversos tipos de linguagem, tempos e sentidos. Itens essenciais para a construção inteligente dos seus textos.
É necessário começar por etapas, pequenos textos, separando as frases e fazendo as devidas interpretações de cada uma e o contexto em que estão inseridas.
Por incrível que pareça, muitos especialistas afirmam que a falta de uma boa interpretação de texto está dentre os principais pontos que levam a uma baixa nota no exame, as vezes até mesmo pela falta de entendimento do tema proposto.
Vocabulário
A segunda coisa mais importante é o vocabulário. De forma prática como adquirir bom vocabulário para enriquecer seus textos? Através da leitura.
Não existe uma fórmula mágica. Ampliar vocabulário é adquirir conhecimento através da leitura. Você pode começar por textos mais simples, poemas, livros de leitura fácil e descomplicada.
E aqui, vale compartilhar uma dica muito importante que fazer anotações. Quando se deparar com uma palavra ou expressão complexa, anote e tenha sempre ao seu lado um dicionário. Nunca deixe de buscar o significado delas
Aproveite também para encaixar em exemplos práticos do dia a dia tais palavras, melhorando, inclusive, sua comunicação verbal.
Para vocabulário, recomenda-se também aproveitar bastante as leituras, lendo outras biografias, estudando sobre temas e outros, conhecendo assim novas palavras e até mesmo como elas são escritas em diversos contextos.
Regras gramaticais
Estude e guarde na memória as regras gramaticais, pois elas são responsáveis pela qualidade e construção dos seus textos. Fazer o uso correto das palavras, facilita a vida de quem tem contato com aquilo que você escreve.
Seja crítico com suas produções e lembre-se de que terá alguém mais experiente avaliando o seu texto. Isso te motivará a escrever mais e melhor.
Por fim, lembre-se que as regras gramaticais estão dentre os principais pontos levados em consideração em uma correção, especialmente em exames, como o ENEM.
Treine muito
E, falando em motivação para escrever mais e melhor, treinar sua escrita é uma forma de estudar para fazer uma redação. Não é necessário focar em apenas um tipo de escrita.
Estude e conheça os vários tipos de texto e treine todos eles. Estimule sua criatividade e aproveite para descobrir qual o tipo de texto mais se encaixa no seu gosto pessoal.
E caso esteja estudando para o ENEM, assegure de encontrar temas da atualidade para desenvolver uma escrita mais crítica e observadora, pois estes assuntos são extremamente cobrados em prova.
O treino sempre será um grande auxiliar que vai lhe encaminhar a melhor e maior perfeição na escrita.
Leia também:
Solicite ajuda profissional
Sim, como você está aprendendo redação, é comum que nos estágios iniciais, você não tenha muita experiência ou as vezes não saiba onde está errando.
Nesse momento que uma ajuda profissional pode fazer total diferença, localizando os seus erros e ajudando-o a corrigi-los.
Você pode solicitar ajuda profissional a um professor ou até mesmo a um amigo próximo que tenha bom domínio e que esteja disposto a lhe auxiliar.
Estude os erros
Por fim, lembre-se de passar longe de erros ortográficos, concordância, desvios de linguagem, mal uso de expressões, entre outros.
Compreender os erros numa produção textual é peça chave para se tornar bom escritor. Alguns erros, muito comuns, passam desapercebido pelos olhos, mas não daqueles que se dedicam e estudam para fazer uma boa redação.
Por isso, sugerimos que ao final de cada produção, você possa reler e corrigir as possíveis falhas e assim caminhará rumo à perfeição. Bons estudos!
2 Comentários
Pingback: Melhores cursos gratuitos SESI 2024 - Cursos com certificado
Pingback: Unicamp 2025: veja datas e como participar do vestibular! - Cursos com certificado