Dentre os principais programas que permitem o ingresso em uma universidade, o PROUNI e FIES estão dentre os mais procurados. No entanto, o que é melhor PROUNI OU FIES?
Até porque, os dois programas conseguem trazer excelentes oportunidades, porém, de formas totalmente diferentes e que podem variar conforme o perfil do participante.
Veja a seguir tudo sobre os programas, entendendo como eles funcionam e qual se torna mais vantajoso para você.
Como funciona o PROUNI e FIES?
Inicialmente, por mais que seja amplamente confundido por algumas pessoas, saiba que ambos os programas são totalmente diferentes, possuindo um foco e funcionamento diferentes.
Veja abaixo um pouco sobre cada um deles, entendendo como funcionam:
PROUNI
O Programa Universidade para Todos (PROUNI) é um sistema de bolsas disponibilizado para alunos de todo o país que desejam ingressar em uma universidade.
Nesse caso, através de um sistema de bolsas que pode chegar até 100% do valor da mensalidade, os estudantes têm a oportunidade de ingressar no ensino superior em uma faculdade privada.
Diante disso, aquelas pessoas que se encaixam como baixa renda, podem conseguir uma bolsa parcial, onde o Governo Federal paga metade da mensalidade, ou até mesmo uma bolsa integral, com 100% dos custos isentos.
Os principais requisitos para participar do PROUNI são:
- Ter tirado mais de 450 pontos na prova do ENEM;
- Não ter tirado zero na redação;
- Possuir baixa renda comprovada;
- Ter feito o ensino médio em escola pública ou privada com bolsa integral.
FIES
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) como o próprio nome já indica, funciona como um facilitador de pagamento para estudantes, permitindo o ingresso no ensino superior em universidades particulares.
Através do sistema, o estudante consegue fazer um financiamento do seu curso, com taxas de juros reduzidas ou até mesmo zeradas.
Ou seja, surge como um programa facilitador para aqueles estudantes que estão com dificuldade para pagar a mensalidade da universidade, deixando o custo para depois de formado.
Diferente do PROUNI, o aluno precisará pagar o financiamento após o término do curso, ficando com o “débito”.
Atualmente, o FIES é um programa que ajuda até mesmo os alunos que já estão no segundo ano do curso, e que não estão conseguindo arcar com os custos universitários.
O processo seletivo para participar do financiamento acontece de forma semestral, sendo os critérios adotados:
- Renda;
- Ter tirado mais de 450 pontos na prova do ENEM;
- Não ter tirado zero na redação;
Leia também: Enem 2024: como será o novo exame? Quais as principais mudanças?
O que é melhor: PROUNI OU FIES?
Dentre os dois programas, você pode se perguntar qual se torna mais vantajoso, o PROUNI ou FIES.
Primeiramente, você precisa saber que ambos os sistemas têm focos diferentes, abrangendo estudantes em situações diferentes.
O PROUNI é destinado principalmente aos estudantes que desejam ingressar no ensino superior, porém, em instituição particular, usando o sistema de bolsas. As bolsas podem ser totais, onde o estudante não terá nenhum custo mensal, ou parcial, o Governo pagando uma porcentagem e o aluno outra.
Já o FIES, é um sistema de financiamento, onde o aluno deverá pagar as parcelas após se formar, podendo ser aderido até mesmo por pessoas que já estão no ensino superior, porém, não conseguem arcar com os custos.
Ambos possuem vantagens e desvantagens, sendo uma escolha totalmente pessoal, a depender da situação do estudante.
Pode se inscrever no PROUNI e FIES?
Se você está em dúvida sobre qual melhor sistema, e deseja tentar os dois, saiba que é algo totalmente possível.
Lembrando que você só poderá escolher no final um dos dois para ingressar, existindo particularidades entre eles.
O único caso em que você pode ter o FIES e o PROUNI ao mesmo tempo, é caso você tenha uma bolsa de 50% no PROUNI.
Algumas regras importantes sobre os programas que precisam ser levados em consideração, são:
- A universidade deve participar dos dois programas;
- Os programas só podem valer juntos para o mesmo curso;
- Para solicitar o Fies, o estudante precisa ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem e não pode ter zerado a redação – mesmos requisitos para inscrição do Prouni.
Porém, lembrando que mesmo não cumprindo os pontos acima, você pode concorrer às bolsas do PROUNI e ao mesmo tempo se inscrever no FIES, tentando a sorte em ambos os programas, escolhendo no final aquele que melhor lhe atende.
1 comentário
Pingback: O que estudar para uma redação? Conheça os pontos principais! - Cursos com certificado