Você conhece e sabe o que é o Encceja? Hoje vamos te contar tudo sobre esse programa que reúne jovens e adultos no caminho da oportunidade através dos estudos.
Então, pedimos que você fique até o final deste artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto e assim possa descobrir novas oportunidades.
O que é o ENCCEJA?
O ENCCEJA nada mais é do que uma avaliação, o significado da sigla é “exame nacional para certificação de competências de jovens e adultos”. A prova é aplicada pelo Inep e um de seus principais objetivos é fazer com que jovens e adultos consigam sua certificação do ensino fundamental ou médio.
Em outras palavras, é uma oportunidade de você comprovar o seu grau de escolaridade, abrindo portas para os estudos. Mas, como todo o programa educacional, o ENCCEJA possui regras previamente estabelecidas e vamos contar tudo para você.
Ensino Fundamental
Para os que desejam realizar o exame e conseguir comprovar a conclusão do ensino fundamental, é necessário ter no mínimo 15 anos completos contados até a data de realização da prova.
Ensino Médio
Já para os candidatos do exame que irão obter a certificação de competência do ensino médio, deverão ter no mínimo 18 anos completos também na data da realização das provas.
Além disso, existem algumas condições especiais, no caso dos brasileiros residentes no exterior, eles também podem realizar a prova e obter a certificação.
Já para os estrangeiros que moram no Brasil precisam atender aos requisitos que são estabelecidos pelo Inep. Se estiver tudo correto poderão se inscrever no exame sem problemas.
Por fim, não existe mais qualquer necessidade de comprovar frequência escolar, apenas a idade para o nível escolhido.
Como funciona o ENCCEJA?
Atualmente, você precisa saber que o ENCCEJA é um processo composto por etapas que vão desde o ato da inscrição até a divulgação dos resultados.
Edital e inscrição
Em primeiro lugar tem-se a divulgação do edital, contendo todas as informações relevantes para o exame como datas, conteúdo, requisitos e muito mais.
Depois será aberto um período de inscrição em que o candidato deve observar e pode se inscrever de modo online. Por fim, após fornecer todos os dados corretamente é só confirmar.
Realização das provas
A próxima etapa será a realização da prova contendo o conteúdo escolhido por você no ato da inscrição. É fundamental que você compareça no local de sua prova com alguns minutos de antecedência e portando seu documento de identificação.
As provas realizadas pelo ENCCEJA são compostas por questões claras e objetivas, além de uma pequena redação. É importante lembrar que os moldes da prova são estabelecidos pelo Inep.
Correção e divulgação dos resultados
Depois de feitas as avaliações, as provas serão corrigidas pelo Inep e as notas são distribuídas aos candidatos levando em consideração todas as informações compartilhadas no edital como nota de corte, nível selecionado e afins.
Além disso, o Inep também se responsabiliza pela divulgação dos resultados. E isso deverá ocorrer depois de alguns meses que a prova foi realizada. O site oficial do exame também conta com acesso individual para acessar as notas.
Certificado
E caso você tenha sido aprovado, irá receber o seu certificado de ensino médio ou fundamental completos. Mas para isso, é importante obter a pontuação mínima exigida no exame.
Sendo o ENCCEJA uma oportunidade para aqueles que não puderam comprovar o seu grau de escolaridade, é importante seguir atentamente todos os prazos e, assim, tirar seu certificado.
Por fim, dependendo de qual seja a sua necessidade, como candidato, é possível tirar a certificação para as duas modalidades (ensino médio e fundamental).
Veja também: Melhores cursos gratuitos SESI 2024
Quando fazer o ENCCEJA?
O ENCCEJA se trata de um programa destinado principalmente para adultos e jovens que desejam finalizar o Ensino médio ou fundamental de forma mais rápida, conseguindo o certificado de conclusão.
Nesse sentido, uma excelente alternativa para aqueles que perderam o certificado anterior ( e também não conseguem mais solicitar 2° via), conseguindo provar o nível de conhecimento e assim conseguir uma nova certificação.
Portanto, pode fazer todas as pessoas, tanto homens quanto mulheres que se sentirem desejadas em realizar o exame, seja por necessidade ou até mesmo porque tem interesse em agilizar o processo.
Muitos procuram o programa também naqueles casos em que não foi possível terminar o ensino fundamental ou médio antes, e as vezes até para conseguir uma melhoria profissional, realizam a prova para conseguir a certificação.
Esperamos ter ajudado e não se esqueça de compartilhar este conteúdo com mais pessoas. Boa sorte e bons estudos!
2 Comentários
Pingback: O que é Prouni e como funciona? - Cursos com certificado
Pingback: Cursos gratuitos oferecidos pelo MEC - Cursos com certificado